Pastoral Familiar da Area Missionária Santa Mônica

Palestras


SOBRE A SEPARAÇÃO E O NOVO CASAMENTO

Quando o casamento pode ser desfeito?


A princípio a resposta a essa pergunta é: “o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mt.19:6). Esse versículo (Mt.19:6) nos deixa claro que, para Deus, deve haver só uma união matrimonial e que sua vontade é que dure para sempre. Entretanto, existem dois casos na Palavra de Deus que é licito contrair novas núpcias.

Os casos são os seguintes:


1) – Quando há o adultério – leiamos:

“Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher(isso vale também para o homem), a não ser por causa de infidelidade (adultério) , e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério” (Mt.19:9; 5:28-Mc.10:6-12).

“Não adulterarás” (Êx.20:14).

Quando interrogado acerca da separação conjugal e da carta de divórcio permitida por Moisés (Dt.24), Jesus começa todo um esboço sobre o tema referido. Sua declaração é dura, pois na lei mosaica poderia o marido repudiar a sua esposa por qualquer “ato indecente” ou que ele achasse indecente, porém o Senhor volta lá no princípio (Gênesis) e mostra o propósito do Pai – o casamento sem separação. Todavia, o Senhor nos narra aqui um motivo para que esse casamento venha a ter fim e outro possa ser contraído. O fator adultério é frisado nesta conversa com os judeus e explicado como o único motivo para a separação conjugal e ainda o texto nos deixa base para compreendermos claramente que o traído poderá até contrair novas núpcias e ainda ficar de acordo com a Palavra de Deus. Há também a possibilidade do perdão, se o adultero se arrepender. Quando há arrependimento, por parte do adúltero, o melhor e mais aconselhável é perdoar e lutar para manter o casamento e a família unida.


2)– Em casos de viuvez

“Porque a mulher casada (isso vale também para o homem) está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido. De sorte que, enquanto viver o marido, será chamada adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido” (Rm.7:2-3).

“A mulher está ligada enquanto o marido(ou esposa) vive; mas se falecer o marido(ou esposa), fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor” (ICor.7:39).

A frase “até que a morte nos separe” é interpretada nos versículos citados acima e que bom seria se só a morte fosse o motivo da separação. O viuvo ou viuva não é obrigado a ficar sozinho na vida. Deus dá a liberdade a esta pessoa para encontrar outro companheiro cristão, para juntos terminarem a carreira. Isso é uma decisão de cada viúvo, se não casar, amém, se casar, aleluia!

Só nessas duas hipóteses é que poderá haver um novo casamento. Por isso a escolha de um esposo ou esposa é de extrema importância e não deve ser feita às pressas. É uma decisão para toda a vida e não uma experiência para ver se vai dar certo. A escolha errada poderá comprometer toda a vida de um indivíduo

A FAMÍLIA CRISTÃ

O Padrão Divino Para os Maridos.

Se perguntarmos a qualquer homem casado: ”Você ama sua esposa?”, ele vai responder: ”È claro! Claro que sim!”.
Com esta resposta ele estará dizendo o que sente por ela ou, talvez, o que faz por ela em termos de cuidado e consideração. Todavia, o amor de que o apóstolo Paulo fala, “Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25), não é avaliado pelo que se sente, e nem mesmo pelo que se faz. Antes, esse amor é avaliado pelo sacrifício pessoal.

1ª parte

Marido, ame a sua esposa.
SACRIFIQUE-SE POR ELA

O Novo Testamento foi escrito em grego. Nessa língua há três palavras que são traduzidas por uma só palavra em português:

-“amor”. Eros é o amor passional, amor-sentimento, amor-desejo; vem daí a palavra “erotismo”. A palavra Eros não foi usada uma única vez no Novo Testamento; entretanto, esse é o sentido mais comum da palavra “amor”.

-Phileo significa o amor-afeição, o cuidado humano; daí vem à palavra “filantropia”. È um termo pouco usado no Novo Testamento.

-Ágape quer dizer: amor que se avalia pelo sacrifício. È usada frequentemente no Novo Testamento para descrever o amor de Deus e o amor que ele coloca no coração do homem. È deste amor que falam João 3.16, Romanos 5.5 e I Coríntios 13.
Paulo usou a mesma palavra – ágape – quando disse: “Maridos, amai vossas mulheres”, e está bem claro que o sentido é o de um amor que se dispõe a sacrifícios, pois ele continua: “...como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.(Ef 5.25.)

1. Alicerce espiritual do padrão de Deus para a família.

Á primeira vista, a posição de autoridade do esposo e pai sobre a mulher e filhos parece bem vantajosa para o homem: “Sou o senhor do meu castelo, o soberano, o governador de tudo.” Entretanto, é preciso ir mais além, pois a autoridade divina com que ele é investido tem Cristo como modelo, e a autoridade de Cristo está fundamentada no seu sacrifício. Só depois do Calvário foi que disse aos seus discípulos: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. (Mt 28.18).

A autoridade de Cristo e, portanto, a de um marido e pai, não é humana, nem carnal. Não é questão de uma pessoa poder dominar as outras. Trata-se de uma autoridade espiritual e divina, que se baseia em sacrifício pessoal.

2. O sustento da família.

A expressão mais evidente e básica dessa verdade pode ser observada no fato de que cabe ao marido sustentar a família. Um dos sintomas do colapso moral de nossa época é a facilidade com que o marido passa essa responsabilidade para a esposa. O fato de senhoras casadas, e mesmo com filhos, trabalharem já se tornou tão comum que raramente se pensa no grande desvio do padrão divino que isso representa, e em como os seus efeitos são prejudiciais à vida familiar. A responsabilidade de cuidar do sustento da família recai sobre o homem.

A mulher, de bem grado, a toma para si, devido à sua tendência natural para ser precavida quanto às coisas materiais, mas o fardo é pesado demais para ela. O homem foi provido de ombros mais fortes e tem, por natureza, uma estabilidade mental maior, que lhe permite suportar bem as pressões causadas por essas preocupações. A mulher fica desalentada e deprimida mais facilmente. Deus a fez assim e, por isso, também a poupou da responsabilidade de sustentar a família.

3. A mordomia cuidadosa dos bens.

A mordomia fiel e cuidadosa dos bens materiais cabe bem à esposa; o trabalho árduo e a preocupação de adquiri-los cabem somente ao homem.
A economia, o controle no gastar e a fidelidade são as virtudes domésticas da mulher; a atividade incansável para manter o bem-estar econômico da família é a tarefa do homem. O cuidado dos filhos e do lar é entregue à mulher, e já é o bastante. Que o marido cumpra a sua responsabilidade de sustentar a família para que a mulher não encontre pretexto de tomar para si mais do que lhe é atribuído.

4. O trabalho fora do lar.

Não há renda que compense o quanto à família perde quando a mãe gasta suas energias fora do lar. Que o marido, então, se encarregue de sustentar a família de modo adequado. Se ele, por vocação, abraçou uma profissão pouco rendosa, aos olhos de Deus não é desonra ele viver modestamente, dentro daquele limite de renda. Todavia, é vergonhoso deixar que a vontade de possuir coisas materiais nos leve a rejeitar o padrão que Deus estabeleceu para o próprio bem da família. Assim como a Igreja deve confiar somente em Cristo para a provisão de tudo o que precisa, assim também todas as necessidades da esposa e dos filhos devem ser supridas através do trabalho do marido.

5. Renunciando a comodidade.

Se for necessário que ele renuncie em parte à sua comodidade e ao prestígio de que goza junto aos amigos, por ter que limitar o seu padrão de vida àquilo que ele pode, sozinho, prover para a família, estará fazendo exatamente o que Deus espera dele. Esta é apenas uma ilustração do papel do marido, que é o de negar-se a si mesmo, isto é, expressar seu amor negando o seu eu, deixando de lado o orgulho e renunciando o conforto pessoal para servir à família.

6. O Plano de Deus.

Um homem que leva a sério a sua posição dentro do plano de Deus para a família precisa, portanto, experimentar na vida prática a realidade das palavras de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome, a sua cruz e siga-me.” (Mt 16.24).

Deus diz que o homem deve amar sua mulher. Porém, este deve ser o amor ágape, que é superior até ao amor mais sublime que um homem possa, no plano natural, sentir por uma mulher; é uma flor rara e divina, que só viceja onde o eu é negado, sacrificado e entregue à morte. A ordem de Deus aos maridos – “amai a vossas esposas” – implica em um chamado para a comunhão dos sofrimentos de Cristo, a comunhão da cruz.

È verdade que este “amor” pode parecer tão intangível e espiritual que bem pouco poderia proporcionar da calidez, do conforto e da segurança de que a mulher precisa para enfrentar os embates diários da vida e do casamento. Todavia, vejamos como ele é prático e real.

2ª parte

Marido, ame sua esposa.
CUIDE DA VIDA ESPIRITUAL DELA


Segundo as Escrituras, o homem que ama a esposa coloca as necessidades espirituais dela em primeiro lugar. Seu primeiro interesse é que ela mantenha com o Senhor uma comunhão adequada. Compreende que a verdadeira felicidade e a realização pessoal da esposa, como mulher, esposa e mãe devem se firmar na base sólida da comunhão com Cristo. Isto não significa apenas uma aquiescência devota à necessidade de ela “ser religiosa”, ou de “ver as coisas de uma perspectiva espiritual”, mas, sim, uma perfeita compreensão da importância primordial da pessoa de Jesus Cristo e do seu absoluto senhorio.

Se Deus permite que o marido ajude a firmar e a dar maior significado ao relacionamento da esposa com Jesus, não será isso motivo para que ambos se regozijem? Haverá maneira melhor de um marido demonstrar seu amor pela esposa?

7. A tarefa principal do marido.

A principal tarefa do marido cristão é cuidar da santificação de sua esposa. O seu modelo é Cristo, que se sacrificou pela Igreja, para santificá-la. O esposo não somente deve levar a mulher a ter uma vida cristã normal, como também fazer tudo ao seu alcance para que ela possa receber, na igreja, todas as bênçãos de Deus. No lar, por meio da oração e da palavra, deve ampará-la em espírito, incentivar suas aspirações espirituais e ajudá-la a crescer no conhecimento das coisas de Deus.

8. Conselheiro espiritual.

Pastor algum tem o direito de ser o conselheiro espiritual de uma mulher casada, ou de exercer autoridade sobre ela contra a vontade do marido. Até mesmo o pastor da igreja onde a família se congrega, precisa evitar tomar para si o encargo do bem-estar espiritual da mulher casada, pois essa responsabilidade é do marido. Se o pastor interferir, o marido tem o direito de opor-se. Deve deixar para o homem a parte que cabe a este da responsabilidade pelo bem-estar espiritual da família. Que ele tome, realmente, o pesado fardo de sua responsabilidade.

Assim como o líder de uma congregação tem que dar contas do progresso espiritual de cada um que está sob seus cuidados, também o chefe de uma família tem que dar contas do estado espiritual em que seu lar se encontra. Tanto Deus como os homens esperam isso dele. O louvor ou a censura que a esposa recebe – suas virtudes ou suas faltas – atingem-no diretamente.

9. Influencia espiritual.

Não é possível e nem correto que outra pessoa tenha maior influência na vida espiritual de uma mulher do que o seu próprio marido. Ele não pode endurecer o seu coração para com a pessoa que foi totalmente confiada aos seus cuidados; antes, o marido precisa sacrificar-se a si mesmo, para poder exercer uma influencia espiritual na esposa e promover a espiritualidade dela.

10. O marido deve cuidar da santificação da esposa.

A esposa foi entregue ao marido como uma pessoa sagrada. É dever dele fazer todo o possível para que ela não só se conserve assim, mas também seja confirmada e aperfeiçoada em santidade. O marido, mais que ninguém, pode ser uma grande pedra de tropeço para vida espiritual de sua esposa; por outro lado, ninguém, melhor que ele, pode incentivá-la a prosseguir. O homem foi designado por Deus para ser, para a esposa, um vaso de bênçãos celestes.

11. Ensinando o que aprendeu.

Ela deve aprender dele o que ele recebeu na igreja para o bem espiritual de ambos. (Ler I Co 14.35) Talvez o conhecimento que ela tem das coisas de Deus seja menor que o dele. Pode haver ainda alguns empecilhos ao seu crescimento espiritual. O marido, tendo ele mesmo já passado por isso, não deve desanimar, nem perder a esperança e nem adotar uma atitude de desconfiança para com a sua esposa.

12. Usando de mansidão.

Com toda a mansidão e firmeza, deve se manter firme naquilo que sabe ser bom. Através dele Deus esclarecerá a esposa, fará com que mude de parecer e a guiará pela vereda certa. O diabo provoca desacordos entre os cristãos. Que o marido fique de sobreaviso para que essas divergências não o afastem de sua esposa. É preciso que ele não se julgue superior a ela em relação aos aspectos básicos da vida espiritual.

13. Laço de unidade.

Deve reconhecer no casamento um laço divino de unidade. À luz deste fato, toda divergência que possa se interpor entre eles é de importância secundária. Que o homem ao olhar para sua mulher, pense com alegria: “Minha missão é ser uma bênção para ela, e não apenas fazê-la feliz aqui na terra. Tenho que me sacrificar para o seu bem-estar eterno. Devo amá-la como Cristo amou a Igreja”.

14. Levando a sério o plano divino.

Um homem que leva a sério o seu papel dentro do plano divino para a família, não fica indiferente ao relacionamento de sua esposa com Cristo e nem foge à sua responsabilidade usando de desculpa dizendo:

“Isso é entre ela e Deus”. Ele reconhece que sua missão, sob a direção do Senhor, é ser o “cabeça” espiritual da esposa”. Como Cristo é responsável pelo cuidado e pelo crescimento da igreja, o marido tem a responsabilidade de cuidar do crescimento espiritual da esposa e dos filhos. Esta comparação está bem clara em Efésios 5. 25-33

3ª Parte

Marido, ame a sua esposa.
SUBMETA-SE À CRUZ PERANTE ELA


Como é que o marido pode se fazer cumprir sua responsabilidade de cabeça? Dominando a esposa? Fazendo com que ela obedeça às ordens? Obrigando-a a ouvir suas considerações sobre a vida espiritual e sobre os princípios que a regem? Não!. Ele o faz dando-se totalmente por ela; isto é, submete-se à cruz diante dela. Pelo seu exemplo, ele mostra à esposa o que significa morrer para o ego. Faz isso não somente para a sua própria santificação, mas também em benefício dela. Em resumo, ele não a “obriga” e nem mesmo a “guia”, no sentido convencional do termo. Antes, ele a aproxima de Cristo, ao permitir que a cruz atue na sua própria vida.

15. A prática do dia a dia.

Como é que isso funciona na prática? Vejamos um exemplo bem comum: quando os dois se desentendem, o marido deve ser o primeiro a se humilhar e pedir perdão por aquilo que fez de errado. Isto implica em morrer para o ego. Pode ser que a culpa da mulher seja tão grande, ou até mesmo maior que a dele, mas não importa. O encargo do marido é amar sua esposa como Cristo também amou a igreja. Jesus humilhou-se a si mesmo pela culpa dos nossos pecados “sendo nós ainda pecadores”. (Rm 5.8)

16. Renunciando seus direitos pessoais.

Nesta situação, o marido não julga o pecado da esposa e, acima de tudo, não procura prever o efeito que o seu arrependimento terá na atitude dela. Ele se submete à cruz – nega o seu eu e renuncia a seus direitos pessoais – porque esta é a vontade de Deus para ele, como esposo. A porta de entrada para a vida espiritual e para qualquer bênção é o arrependimento. Como chefe espiritual da família, o homem precisa ser o primeiro a se arrepender.

17. Segundas intenções.

O pedido de desculpas do marido não é o motivo para que ele seja tentado a dizer: “Agora que eu confessei o meu erro, você deve confessar o seu”! Mas o marido não pode submeter-se à cruz com segundas intenções. Dispõe-se a isso, e o faz antes dos outros membros da família, porque Deus pede isso dele; porque o Espírito Santo operou nele um quebrantamento profundo e verdadeiro por seu próprio pecado, e sabe que o arrependimento e o perdão representam à única solução.

18. Exortando a esposa.

O marido que se empenha em exortar sua esposa quanto ao dever dela lhe ser submissa à sua autoridade está agindo de forma errada ao que diz a Palavra de Deus.. A missão que Deus lhe confiou foi a de cumprir o seu papel na família e não a de ficar constantemente implicando com a esposa quanto às obrigações dela.

19. A autoridade com sabedoria.

Moisés foi um dos maiores líderes de todos os tempos. Deus o investiu de grande autoridade. Entretanto, a Bíblia o aponta como sendo um “varão... mui manso mais do que todos os homens que havia sobre a terra”. (Nm 12.3) Quando os filhos de Israel se rebelavam contra ele, Moisés ia para o tabernáculo e ali levava o caso a Deus. O Senhor, então, se encarregava dos rebeldes. (Nm 12.10; 16.33) Porém, quando Moisés procurou resolver as coisas a seu modo, descarregando sobre o povo a sua irritação, Deus foi extremamente severo com ele, a ponto de lhe negar o privilégio de entrar com os israelitas na terra prometida. (Nm 20.2-12).

A autoridade exercida pelo marido sobre a esposa e sobre os filhos não é a sua própria; vem de Deus. Deve exercê-la com firmeza a sabedoria, mas é Deus quem a estabelece e mantém.

20. Recorrendo a Deus.

Se a esposa e os filhos se revoltarem contra essa autoridade, o marido deve recorrer a Deus, em primeiro lugar em oração.

“Senhor, por que razão não estabeleço minha autoridade nesta casa? O que há em mim, que me torna um instrumento inadequado para cumprir os teus propósitos?”. Paulo afirma:
“Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher...” (I Co 11.3).

21. O exemplo de submissão.

Se a mulher é insubmissa ao marido, é necessário verificar se o marido não está sendo um mau exemplo para ela, agindo como um insubmisso a Cristo. Somente quem sabe obedecer está apto a exercer autoridade. Um homem que tenha uma família rebelde deve verificar o seu relacionamento com Cristo. E verificar se ele tem um relacionamento de aquebrantamento, arrependimento, ternura e mansidão. Se isso acontece Deus o honra confirmar sua autoridade no lar.

22. Holocausto diário.

A vida e o amor do marido deve ser “holocausto” diário, um sacrifício do ego.
Oferecer-se assim à família resultará, inevitavelmente, em um sofrimento para o marido e pai; porém, esta é à vontade e a ordem de Deus. Uma promessa do Senhor, que reúne os dois aspectos desta experiência é o verso de João 12.24: “Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto”.

Assim, afirma a Palavra de Deus: “Maridos, amai vossas mulheres” isso não implica apenas em ele nutrir sentimentos de carinho e ternura para com a esposa; significa que o marido deve morrer por ela, como Cr5isto morreu pela Igreja. Como resultado dessa “morte”, o Espírito Santo produzirá o seu fruto na vida da família:

Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22).



O Sexo e os Tabus

Sexualidade sempre foi e sempre será um assunto muito polêmico e preconceituoso, transcende a compreensão de muitos.

Alguns imaginam que tudo o que está relacionado a sexo é considerado pornografia, portanto é pecado.

Afirmamos que o sexo dentro do casamento entre duas pessoas héteros sexuais é uma benção de Deus, mas o sexo fora do casamento é precipitado e pode trazer grandes transtornos para quem o pratica sem estar preparado emocionalmente.

Em pleno século XXI tabus ainda precisam ser esclarecidos. Principalmente porque muitas pessoas ainda pensam que a prática do sexo está relacionada diretamente ao pecado de Adão e Eva.

Não existe nenhuma conexão entre sexo e o pecado original. O pecado foi instaurado no mundo, por causa da curiosidade humana em querer conhecer os propósitos de Deus para a sua criação. Muitos fazem confusão por desconhecerem a verdade sobre este assunto.

Disponibilizaremos orientação bíblica cristã saudável sobre a vida íntima desejável para um casal temente a Deus.

A mídia constantemente tem distorcido este tema. Tratando-o com liberalidade, permissividade e muita irresponsabilidade, apresentando uma visão distorcida que confunde a cabeça das pessoas. Por este motivo muitos desconhecem a profundidade do tema sexualidade.

Os meios de comunicação tem extrapolado muito quando o assunto é sexo, usando o apelo sexual para tudo o que querem e desejam comercializar.

Principalmente a televisão, sem nenhum compromisso com a família. Mostrando-se insensível, não compreende as necessidades emocionais e espirituais da família cristã brasileira, desconhecendo regras básicas da ética, moral e decência.

Jovens ainda na adolescência tenra estão sendo estimulados a usarem a “camisinha”. Em quanto precisam na verdade é aprender sobre os princípios bíblicos e esperar que o momento apropriado aconteça naturalmente.

Campanhas institucionais pregam sobre o sexo seguro. Como pais deveríamos tomar uma posição firme, ensinando aos nossos filhos com coerência o momento certo para o início das atividades sexuais, através de uma conversa muito transparente.

Colocaremos o tema sexualidade ao seu alcance, mostrando que o sexo correto entre casais e no momento adequado pode ser maravilhoso e muito proveitoso. No casamento pode ser desfrutado com muita intimidade pelo casal.

Mas alertamos que o sexo se for praticado fora de tempo, sem amadurecimento espiritual e emocional. Pode trazer cicatrizes muito profundas. Como esperar mantendo-se virgem até o casamento?

Como manter uma vida sexual vibrante no casamento? Como gozar das delícias que Deus preparou para o casamento?

Como está sua relação íntima com o seu cônjuge, Deus está presente? Saiba que Deus aprova um relacionamento íntimo com demostração de muito amor, carinho, e respeito mútuo.