O ARTISTA

 
 
 
  set11.gif  
 

  (13170 bytes)
EDVAN PORTO SILVA 
 
Meu conhecimento da arte é autodidata nascido na Bahia no dia 05 de Outubro de 1980.  Eu comecei a rabiscar desde meus 8 anos desenhando vários desenhos famosos como Turma da Mônica depois fui para os desenhos da década de 1990 He-Man, Tartaruga Ninjas, Loucademia de Policia, Os Cavaleiros do Zodíaco e alguns games Mortal Kombate, Street Fight e outros.Só agora em 2010 comecei a me envolver na arte da caricatura.
Comecei então com a técnica em papel desenhando professores colegas de sala de aula, depois comecei ver que poderia ganhar uma grana. Sou bacharel em Administração mas quase estou largando meu diploma de lado. 
 
 
Aplicação da Caricatura
 
A Caricatura pode ser desenvolvido em lápis e papel  (preto e branco), Camisetas (aerografia) e Digital (Mesa Digitalizadora). Com esses desenhos em mãos ou em arquivos podemos aplicar em vários produtos como: camisetas, chinelos, ecobags, squeze, azulejos, canecas, pedras, copos etc.
Os principais trabalhos que podemos encontrar no mercado: Caricaturas digitais em convites de casamentos, noivados, aniversários, formaturas todos por encomendas.
Encontramos caricaturas ao vivo em eventos, cerimônias, festas e feiras.(Caricaturas em papel, Digital e na Aerografia. No momento trabalho apenas por encomendas e estampamos em diversos materiais.
Futuramente pretendendo trabalhar em eventos.
 
História da Caricatura

Sua História tem início nas antigas civilizações: os assírios gregos e romanos fizeram uso da caricatura. Esta arte, porém, só floresceu por volta do século XVII. O primeiro caricaturista foi o pintor “Annibale Carraci”, em 1600, mas foi “Willian Hogarth” que a popularizou em 1730 e depois “Honoré Daumier”, francês, que usou a caricatura como protesto político. No Brasil, a caricatura apareceu no Segundo Reinado, em 1837, mas encontrou grande expressão com a obra de “J.Carlos”, que soube observar com ironia a sociedade carioca da primeira metade do século XX e seus tipos característicos. Entre outros caricaturistas brasileiros estão: “Antônio Gabriel Nassara”, o caricaturista do samba, “Kalixto”, “Lan”, caricaturista de personalidades da vida social e política e também “Ziraldo”, “Chico Caruso” e “Borjalo”. “Nair de Tefé”, foi primeira cartunista brasileira.

O que é Caricatura Pessoal

A Palavra Caricatura vem do Italiano “CARICARE” (Carregar). Carregar no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção. A Caricatura é um retrato cômico de uma pessoa, salientando seus traços peculiares e provocando em quem os aprecia, riso, zombaria e até mesmo desprezo. É uma das formas de expressão caricatural que se utiliza o exagero em determinadas características físicas da pessoa. É mais comum vermos o emprego do exagero nos traços da fisionomia do rosto da pessoa caricaturada, mas podemos eleger qualquer parte do corpo, bem como trejeitos para serem destacados no desenho. É muito importante exagerar, mas sem esquecer de manter traços característicos que identifiquem a pessoa caricaturada.

 

Atenciosamente, 

Edvan Porto Silva