Luciana & Escritório de Eventos

Artigos


Por Fábio Arruda

Fabio Arruda é palestrante, consultor, mestre de cerimônias e autor de livros sobre etiqueta e comportamento. Visite o  site www.fabioarruda.com.br

Interessante pensar que estarmos ou não presentes a um evento, requer uma boa dose de educação e atenção às regras de etiqueta. Do momento em que recebemos o convite até a nossa chegada ao local, é preciso entender que temos que ter respeito pelos organizadores e patrocinadores; entender porque estamos sendo convidados e respeitarmos rigorosamente às regras impostas por quem convida.
 Vamos às regras básicas para qualquer evento: ao receber o convite, fique atento ao dia, horário e local da festa; caso estejam presentes aquelas quatro famosas letrinhas R.S.V.P.  (“Répondez s’il vous plaît”, sigla em francês que significa ‘Responda, por favor’ e que, portanto, pede a confirmação de sua presença), não deixe de fazê-lo. Caso não possa ir, avise da mesma forma! É uma maneira que os anfitriões têm de estimar o número de pessoas que estarão presentes.
 O horário do início do evento não foi colocado ali apenas por enfeite: “20h”, por exemplo, permite a chegada até as 20h30, ok? Vamos eliminar o tal “dar uma passadinha”? É de mau gosto e sempre está fora do relógio (não do seu, mas dos organizadores do evento). Não tente ser múltiplo, seja único!
 Jamais leve acompanhantes além dos inclusos no convite, ou seja, ‘Senhor e Senhora Fulano de Tal’ é extenso apenas ao casal. ‘Senhor Fulano de Tal e Família’ compreende às filhas e filhos que residam com o casal, sem namorados ou afins incluídos. Tente compreender o entendimento do organizador do evento. Por exemplo: esperam-se 100 pessoas; porém, com seus acompanhantes, as presenças podem totalizar 300! Isto estoura qualquer planejamento e orçamento; daí a importância do respeito às regras!
 Caso não tenha nenhuma citação explícita do número de pessoas incluídas neste convite, lembre-se: você e um acompanhante, nada mais! Eu não acredito muito em convites individuais; e assim como eu, hoje os grandes “promoters” do país enviam convites que sempre vale como eu disse, para você e mais UMA pessoa.
 Se o convite especificar traje, procure manter-se dentro dele. Querer chamar atenção por originalidade e extravagância costuma, na maioria das vezes, ser um mergulho de cabeça no ridículo: evite!
 Circule pela festa e procure conhecer pessoas novas. A troca de ideias é uma das melhores situações nos encontros sociais. Agora, saiba conversar de forma a não impor seus conceitos ou valores. Procure equilibrar a proporção entre ouvir e falar. Em caso de dúvidas, ouça mais do que fale. Respeitar diferentes opiniões é um passo fundamental para ser alguém agradável e, mais que isso, indispensável para próximos acontecimentos sociais.
Jamais peça algo fora do oferecido. É de mau gosto e, muitas vezes, impossível. Não importa o nível de elegância do local, é um evento contratado, com cardápio mais opções já pré-definidos.
 Sirva-se do que for oferecido para comer de maneira satisfatória. Mas, “tirar a barriga da miséria” é imperdoável! Não se pode esquecer o pior: bêbado de festa. Ninguém quer por perto e tenha certeza, jamais será convidado novamente.
 David Copperfield também pode vir a ser uma figura contratada. E será muito cara; ou seja, não há mágica grátis. Aliás, reclamar ou criticar as atrações oferecidas é extremamente perigoso. Até os copos têm ouvidos... Acreditem!
 O horário de saída, que em geral não está estipulado no convite, também deve ser alvo de atenção. ‘Os últimos serão os primeiros... apenas nos ditos populares. Chegar no horário correto, e sair enquanto ainda há animação e quantidade de pessoas presentes adequada, também é prova de elegância. E aí a regra é o bom senso.
 Se houver algum brinde ou  souvenir, é um por pessoa (muitas vezes destinado apenas às mulheres, o que me parece absolutamente injusto, mas...). Tudo combinado? Espero que assim desfrutem mais dos eventos.
 O mais importante: não vá esquecer em casa de duas coisas fundamentais para o sucesso da sua e da noite de todos; sorriso franco e sincero nos lábios e disposição bem humorada para aproveitar o melhor da festa.