PERFIL DEMONSTRADORA


Nome:Maria Daniela
Idade: 25
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
Função: Demonstradora
Experiência:1 anos no ramo de promoção
Empresas:Catupiry.
Frase:


Nome:Camila Dortéia
Idade: 29
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
Função: Demonstradora
Experiência:7 anos no ramo de promoção
Empresas:Catupiry,Unilever,Kraft.
Frase:


Nome:Adriana Araujo
Idade: 24
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
Função: Demonstradora
Experiência:6 anos no ramo de promoção
Empresas:Catupiry,Unilever,Nestle,Kraft.
Frase:


Nome:Angela Maria Mineiro
Idade: 32
Pais: Brasil
Cidade: São Paulo
Função: Demonstradora
Experiência:6 anos no ramo de promoção
Empresas:Catupiry,Sococo,Kraft.
Frase

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DEGUSTAÇÃO NO PDV



Uma das estratégias de marketing que vem sendo usada pelas
grandes empresas é destacar o seu produto no ponto de venda: o merchandising. As ações de merchandising realizadas nos supermercados, como a exposição do produto em ponta de gôndola, a presença de demonstradores, degustação, o uso de displays, cartazete, entre outras, buscam estimular o desejo dos consumidores, para que eles escolham a marca X de um determinado produto em detrimento da marca Y.
“A degustação é o tipo de demonstração empregada para produtos alimentícios ou bebidas” (SANT’ANNA, 1998, p. 32). Ela se apresenta como uma das principais atividades de merchandising utilizadas pelas marcas de produtos alimentícios. Através dela há um contato direto com o consumidor, o qual objetiva a experimentação do produto e estimulo das vendas.
Por meio da degustação, o produto está interagindo com os sentidos dos consumidores, principalmente o paladar, o qual pode ter influência de outros sentidos, como o olfato e a visão (BIANCHI, 2006).
Para tanto, este estudo partiu de uma revisão de literatura, a qual engloba o conhecimento já existente sobre marketing, merchandising, varejo e o comportamento do consumidor nos pontos de venda.
O objetivo principal do trabalho consiste em averiguar qual o efeito que a ação promocional degustação causa sobre os consumidores dentro de um ponto de venda, quanto às suas atitudes de compra. Desta maneira são quatro os objetivos específicos que orientam o trabalho:
1) verificar quais são os tipos de ações de merchandising mais utilizadas nos supermercados
2) observar o comportamento dos consumidores do supermercado Imperatriz perante a degustação
3) avaliar qual o impacto que a degustação causa sobre as vendas dos produtos que realizam tal estratégia de marketing.



mfa