Pastoral Familiar da Area Missionária Santa Mônica

Dinâmicas


TÍTULO: COMO ESTÁ SEU CASAMENTO?

material:
-1 banana bem bonita, sem defeitos e não muito madura
-1 agulha
-prepare o material antes da reunião começar para que os casais não vejam;
-pega -se a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca até que você perceba que transpassou o miolo e encostou no outro lado da casca sem furar este lado,e nesse furo, faça movimento vai e vem para poder cortar a banana.Isso você vai fazer em toda a banana.Dê um espaço entre um furo e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa.Você vai fazer isto e quando for fazer a dinâmica você irá perguntar para os casais “Como está seu casamento ? Olhem essa banana que linda ! Parece estar muito boa, procure algum defeito nela, não parece que tá legal?” Peça para eles responderem, eles responderam que parece estar muito boa mesmo, então, você pega e vai descascando a banana devagar para que vá caindo rodelas de banana , e você fala para eles:
“Queridos olha só agora como está a banana que se aparentava linda por fora, mas que por dentro está toda em pedaços” , e você pergunta novamente?
E como está o casamento de vocês? Em bom estado como a banana estava antes ou assim como esta agora? E comente com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outros que estão muito bem, quase perfeito, mas que na verdade estão precisando de ajuda, pois seu casamento está fragmentando como a banana.

Como mudar o que mais irrita no casamento

Distribua aos casais uma folha com a lista , uma para o marido e outra para a esposa. Peça que assinalem as mudanças que esperam de seus cônjuges, individualmente. Você pode pedir para um casal voluntário ler os seus pedidos de mudanças, aquilo que desejam que aconteça na vida do outro. Sugira que eles se comprometam em atender aquele pedido.

CINDERELA

Esta brincadeira pode ser feita com uns 15 ou 20 casais.


Pede-se as esposas para tirarem seus sapatos e amontoá-los num canto da sala.
Misturam-se todos os sapatos femininos, de modo que os pares não fiquem juntos.
Coloca-se uma fileira de cadeiras, uma ao lado da outra, para que todas as esposas participantes possam se sentar.
À ordem do dirigente, os esposos deverão encontrar os sapatos de suas esposas – tem de ser o par – e calça-los nela.
A esposa não pode dizer ao esposo se o sapato que ele trouxer não for o dela.
O promeiro esposo a calçar a esposa com seus próprios pares de sapato ganha a brincadeira.
Encerra-se a brincadeira com a esposa vencedora recompensando seu esposo com um beijo, um abraço ou uma declaração de amor.

É interessante destacar que os maridos nem sempre valorizam o que elas valorizam, no caso aqui o sapato, nem ao menos sabem qual era o de sua esposa, e também é interessante destacar que precisam prestar mais atenção nelas.

COMA O CHOCOLATE!

pede-se aos casais que faça um círculo, o coordenador segura a caixa e explica aos casais:

estão vendo esta caixa?

dentro dela existe uma tarefa a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar por ultimo terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja a tarefa e ninguém vai poder ajudar, o desafio deve cumprir apenas por quem ficar com a caixa na mão por ultimo .( o interesante é que você assuste os casais , dizendo que a tarefa é dificil, ou não vai poder ter vergonha de cumprir a tarefa coisas que eles fiquem com medo de ficar por ultimo entende)

então o lider pede para que eles começem a passar a caixa um na mão do outro e toca-se um hino bem alegre, então para-se a musica e aquele que ficou com a caixa nas mãos sai da roda e continua a brincadeira até ficarem só dois , dai toca -se novamente a musica e quando parar a musica com quem ficar a caixa esse terá que cumprir a tarefa.

Objetivo:( Conclusão lida no final da dinâmica)É mostrar aos casais que como covardes e temos medo diante de situações que possam representar perigo. Devemos aprender que em Deus podemos superar todas as lutas, e desafios que são colocados em nosso casamento, por mais que pareça tudo tão assustador e desesperador, pois quando colocamos Deus a frente o final pode ser de uma vitoria saborosa e feliz.

Que Deus possa falar com o grupo de casais de sua igreja , fizemos essa dinâmica em nossa reunião e foi uma benção para os casais , pois muitos tinham medo de enfrentar situações em seu casamento porque se esqueceram que quando colocamos Deus a frente nos nos tornamos mais que vencedores. se gostaram me respondam para saber se pude ajudar vocês amém