Com o objetivo de desenvolver e democratizar a Atividade de Aventura na Natureza, a AMPAFAN busca no poder público na esfera Municipal e Federal, recursos que possibilite a pratica da atividade sem custo para o cidadão,promovendo desta forma a inclusão eliminando barreiras que impedem a pratica desta atividade pelas pessoas de menor poder aquisitivo. Outro ponto forte visado em nossos projetos é a inclusão dos deficientes e idosos.
Projeto 1 -Primeiros passos- Trata de um projeto de divulgação e desenvolvimento da Canoagem em Mauá é desenvolvido com apoio Prefeitura de Mauá oela AMPAFAN na piscina do centro Esportivo Celso Daniel, onde os primeiros passos da Canoagem já estão sendo dados por idosos e crianças;nesta primeira fase o público alvo são os alunos de Hidro Ginástica e natação, as aulas acontecem de terça a sexta feira das 8:30 as !6:30 hs
Projeto 2-JUVENTUDE CIDADÃ
- Envolve Arborismo,Escalada,Tirolesa, Skate, Montain bike e outras modalidades esportivas convencionais prevendo pratica aleatória, palestras, mini cursos e pequenos eventos. O Principal objetivo é o resgate de um espaço público deteriorado socialmente, além de elevar a auto estima da população e oferecimento de lazer de qualidade. Este projeto foi enviado a
SECRETARIA ESTADUAL DE ESPORTES SP e aguarda avaliação para patrocínio através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
Projeto 3- Acorda para a cidadania (projeto Pajussara)

Este projeto encontra-se em fase de adaptação, devido a Prefeitura de Mauá já ter elaborado outro projeto para o local pretendido. Trata-se de uma ação social a partir da atividade de Aventura, Rapel, Escalada e Orientação, com interface em geografia, ciências, matematica e Educação ambiental.
Projeto 4- Passo Radical
Este projeto encontra-se paralisado temporariamente devido ao fim de contrato entre a AMPAFAN e Prefeitura de Mauá.
Atividades de Aventura desenvolvidas dentro do projeto Domingo no Paço que é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Mauá, todos os domingos das 9 as 17 horas, com jogos, brincadeiras, brinquedos infláveis cama elástica e pintura facial.
A proposta é desenvolver uma modalidade de Atividade de Aventura dentro de cada mês, passando por rapel, escalada, arborismo, tirolesa, canoagem, jogos de orientação, le parcour, sleck line, skate e montain bike, através de oficinas, cursos e vivências monitoradas.