Entrevista
Entrevistada: Poliana Paula da Silva (ex aluna de graduação da Puc Betim)
Formação: Administração
Ano: Julho de 2010
Instituição: PUC Betim
Durante o curso de Administração fale o que foi mais marcante para você, destaque os pontos positivos e negativos.
(Poliana)...Eu achei o curso muito rico, muitas matérias tem haver com o mercado de trabalho, a cobrança na faculdade em buscar conhecimento é muito forte, força o estudante a buscar informações fora e dentro da faculdade sobre o curso, não é só ir na sala e escutar o que o professor diz, fazer um prova fazer um trabalho, não, o estudante se esforça a aplicar o curso na vida pessoal e na empresa, o que possibilitou pra mim uma abertura maior até na vida, melhorando o meu perfil pessoal e profissional,descobri que eu era capaz de fazer muita coisa que eu não sabia,me enriqueceu bastante.
O que a Administração acrescentou para você na sua vida? Quais foram as oportunidades? Quais foram os desafios?
(Poliana)...Quando eu comecei a fazer o curso, eu era inexperiente, nunca tinha trabalhado numa empresa, única coisa que havia feito foi estágio a nível médio, não tinha experiência no mercado de trabalho, com o curso eu fiz estágio, aplicando os conhecimentos da Administração na empresa, ao final do 7º período, eu consegui um outro estágio, e através deste eu fui contratada, já tem 2 anos que eu estou na mesma empresa, se eu não tivesse entrado na faculdade eu não sei o que seria de mim, talvez não estaria empregada e, no meu ponto de vista é um bom emprego, possibilitou me posicionar no mercado de trabalho e pode possibilitar mais ainda, com o curso de administração. O curso é muito amplo para o acadêmico, entrar numa empresa adquirir experiência,continuar naquela empresa crescendo ou em outras empresas também.
E os Desafios?
(Poliana)...Bastante... o curso tem matérias que você acha assim... nossa senhora dessa eu não passar... matérias mais complicadas, igual: custos e orçamentos. Na correria do dia a dia do estudante você fica com medo de não consegui, acaba que no final, dá tudo certo, os desafios todo lugar vai ter, então, é você mesmo se propor a pular esses obstáculos que vão surgindo, se fosse tudo muito fácil não teria profissionais bons no mercado. Algumas faculdades, não propõem desafio nenhum para o estudante, um exemplo, o professor vai lá, toca pra ele a matéria, marca o dia da prova e trabalho e pronto, ele pega o certificado,chega no mercado de trabalho não sabe fazer nada, e aí é complicado.
Na empresa eles cobram de você o tempo todo, pressão de um lado, pressão do outro, por você ter passado na faculdade, o chefe te cobra mais ainda, há... "Você já tá fazendo faculdade, você não sabe isso não? O que você aprendeu na faculdade? Sua faculdade não é reconhecida pelo MEC, não?" A cobrança em cima do estudante de administração é muito grande. Na empresa que eu trabalho o superintendente, chega pro funcionário e pergunta o que você aprendeu na faculdade? O tempo todo é relembrar o que aprendeu.
Estamos preparando material para um trabalho acadêmico, em que o tema é o que é capitalismo. Fale um pouco sobre o capitalismo, em sua opinião.
(Poliana)...Eu acho que o capitalismo é o consumo exagerado. Sem o consumo o mundo não gira, não vai ter emprego, consumidores, trabalho. O capitalismo tem um lado positivo de fazer a máquina girar, agora no meu ponto de vista o capitalismo ruim é esse consumo exagerado, coisas supérfluas, que não precisa... ex: eu tô em casa, tem comida tem arroz tem feijão, passa uma propaganda na televisão de um sanduíche maravilhoso, ao invés de fazer minha comida eu prefiro comprar aquele sanduíche, com aquela imagem linda maravilhosa e sem necessidade. Hoje em dia fala-se muito do consumo consciente, consumo sustentável, é muito difícil para as pessoas que já vieram com uma mentalidade mais consumista do que eu, que já penso de outra maneira, então o que cabe é, os pais de hoje educarem seus filhos para esse consumo consciente, o que está sendo necessário nos dias de hoje, como por exemplo a escassez da água,... há quando faltar a água eu não vou tá aqui mais, mas tem que pensar no seu neto seu bisneto eles sim vão está aqui, pensar no hoje o que vai ser amanhã.
Entrevistadora: Cássia Cristina de Morais - 1º período de ADM - Puc Betim.
Betim, 27 de Agosto de 2011.