SEMENTE PARA O SEMEADOR - SEMEANDO O EVANGELHO PLENO
SEMENTE PARA O SEMEADOR - SEMEANDO O EVANGELHO PLENO

Apascentai o rebanho


Sou pastor a mais de 30 anos. Por graça e misericórdia de Deus; apascentei várias igrejas; construí muitos templos.

Peregrinei por muitas cidades, pastoreando e administrando construções de prédios que serviriam para atender as necessidades das comunidades evangélicas. Nestas cidades fui presidente de Conselhos de pastores; fui bastante solicitado para pregar nos cultos festivos.
No principio dediquei completamente: alma, corpo e espírito. Ainda assim reservava tempo para assistir as ovelhas que estavam sob meus cuidados, visitando-as regularmente e assistindo nas suas necessidades.

Nos últimos sete anos, fui designado à pastorear uma congregação dentro de uma área militar, distante a trinta e sete km de minha casa; como recusei morar nas adjacências da igreja, preferindo morar em minha própria casa, não estava presente quando os problemas aconteciam com as ovelhas; quando os lobos atacavam o rebanho.

Muitas vezes quando tomava conhecimento dos fatos, algumas ovelhas já tinha sido despedaçadas pelo feroz predador. Pessoas no meio do rebanho ficaram insatisfeitas com a ausência do pastor no momento que mais precisava dele. Isto certamente foi decisivo para que eu tomasse a decisão de desistir do pastorado daquela igreja, por não estar correspondendo à tão importante missão. Foi uma soma de vários fatores que contribuíram para isso: Como eu achava cômoda aquela situação, não pedia transferência para outra igreja; a presidência da igreja talvez não querendo me contrariar, ia deixando-me ali, apesar das muitas reclamações dos membros daquela congregação, com razão,diga-se de passagem.

Como eu sendo civil não podia morar no local onde pastoreava, pelo fato de ser uma vila militar, tinha dificuldade de estar ali o tempo todo, me achava ocioso em casa, comecei a trabalhar na vida secular, até porque estava casando três filhas e o dinheiro que recebia como prebenda não era suficiente para bancar com a despesa de três casamentos no período de um ano. Claro que essa situação aos poucos vai tirando a motivação.

Não atribuo a ninguém minha desistência de pastorear aquela igreja. Procurei ser sincero comigo e com as ovelhas. Minha decisão cômoda de pastorear o rebanho a distância, confiando a responsabilidades aos meus vices e obreiros da igreja, foi o fator preponderante para não ser bem sucedido na frente daquela igreja.

Procurei reavaliar meus conceitos, quanto a responsabilidade de apascentar o rebanho do Senhor, conforme o que a Bíblia diz em Ez. 34.1-12 .

34:1 E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
34:2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?
34:3 Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

34:4 As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

34:5 Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam.

34:6 As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.

34:7 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
34:8 Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;

34:9 Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
34:10 Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.

34:11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
34:12 Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.

Seria bom se todos pastores que estivesse em situações semelhantes, que não são poucos, diga-se de passagem, tivesse a mesma decisão. Há muitos rebanhos sofrendo com pastores que não tem dado
a devida assistência as suas ovelhas. Muitos pastores não conseguem mais viver sem estar no comando. Certa vez alguém disse: o poder vicia, eu acredito que isto é mesmo verdade.
Hoje estou procurando colocar em prática o mandamento do Senhor de IMPORTAR COM AS NECESSIDADES DO MEU PRÓXIMO, não somente no Brasil, como em outros países, através do site www.gracaepaz.eev.com.br, uma comunidade de amigos. Muitos usam para outros fins, eu uso para difundir o Evangelho do Senhor Jesus.
Estou congregando com meu primeiro pastor, o servo de Deus que me levou para os pés do Senhor Jesus. Estou feliz, aguardando assim como Moisés em Midiã, se Deus quer me confiar alguma outra obra, ou se a obra é exatamente esta que já estou fazendo no momento.

Este texto de Ez 34 é muito sério. Me dava um frio na espinha toda vez que lia: Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente. Assim preferi entregar à outro pastor que pudesse fazer a obra com mais responsabilidade.




PÁGINA INICIAL | COMUNICADOS | CONTATO | ESBOÇOS | FOTOS | LINK | RECADOS | LOCAL

© 2007 - 2025 EEV Sites Todos os direitos reservados - Política de Privacidade