SEMENTE PARA O SEMEADOR - SEMEANDO O EVANGELHO PLENO
SEMENTE PARA O SEMEADOR - SEMEANDO O EVANGELHO PLENO

E havendo orado


E HAVENDO ORADO, TORNAREMOS A VÓS
Gn 22:5



Dentre tantos relatos bíblicos, queremos enfatizar aqui a ordem de Deus para que Abraão sacrificasse seu próprio e único filho com Sara, sua amada esposa. Era normal o sacrifício de um cordeiro, mas nunca de um ser humano. Abraão poderia questionar a Deus, ou quem sabe dizer: não é Deus que está falando comigo, Deus jamais me daria tal ordem, até porque este filho significa muito para Deus, ele foi gerado na minha velhice para ser uma grande nação. Entretanto Abraão tinha certeza que era mesmo Deus que lhe falara, pois conhecia muito bem a voz de Deus.
Abraão não titubeou e procurou fazer tudo de acordo como Deus ordenara. Vamos analisar aqui alguns aspectos deste episódio:
Primeiro, se Deus estava ordenando, não lhe restava alternativa, pois Deus sabe o que faz, se esta é sua vontade, faça-se a tua vontade e não a minha, certamente foi o que disse em seu coração, assim com Jesus diria centenas de anos mais tarde. Abraão em outras ocasiões já havia entristecido a Deus com sua incredulidade, dentre elas quando fugiu da fome na terra que Deus o enviara, descendo ao Egito, e pela primeira vez mentindo que Sara não era sua esposa, e repetiu a mentira mais tarde com Abimeleque.
Desta vez Abraão tinha uma maior intimidade com Deus, já tinha aprendido a amar a Deus, agora estava disposto a fazer tudo que Deus ordenasse.
Segundo, sabia ele que Deus sempre tem uma válvula de escape, ele provê solução para todas as situações, não creio que ele sabia que ia ser impedido de sacrificar Isaque, mas que Deus poderia ressuscitá-lo em seguida, Abraão conhecia o plano de Deus para com Isaque e isto era o que lhe bastava. Quando disse aos seus moços que ia oferecer sacrifício juntamente com seu filho e que depois ambos voltariam, demonstrava sua total confiança em Deus, apesar de não saber que providencia Deus daria, estava convicto que ele e seu filho voltariam juntos para casa.
Feliz é aquele que tem em Deus esta confiança, ele não se abala, nem se perturba, mas fica firme, sabendo que em seu tempo o Senhor entra com providencia. Quando Deus viu que Abraão estava disposto ir até o fim, enviou seu anjo para impedir Abraão de sacrificar seu filho, ele proveu um cordeiro para o sacrifício, assim como nos deu seu único Filho Jesus Cristo.
O Salmista diz: O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida de que me recearei? (salmo 27:1).
Quando conseguimos exercitar assim nossa fé como fez Abraão, não temos porque temer absolutamente nada.
Por pastor Gesiel Melo



PÁGINA INICIAL | COMUNICADOS | CONTATO | ESBOÇOS | FOTOS | LINK | RECADOS | LOCAL

© 2007 - 2025 EEV Sites Todos os direitos reservados - Política de Privacidade