Como podemos conferir se os pregadores que nos anunciam a Palavra, ou, os pastores que nos apascentam são verdadeiros ou falsos obreiros, que não passam de mercenários.
Os crentes da igreja na Beréia nos dá uma boa dica de como proceder conforme atos 17:11 "...examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim."
Se formos assíduos leitores da bíblia vamos ter condições de separar o joio do trigo, os que dizem ser servos de Deus e não são, mas falsificadores da Palavra.
Não são poucos os que saem por ai travestidos de pregadores, contudo explorando a boa fé dos crentes, conseguindo ofertas, ou, vendas de produtos. Alguns com grande poder de persuasão engodam aos ouvintes fazendo os mesmos vibrarem de emoção e de um suposto "mover de Deus" e não poucas pessoas se deixam levar pelas suas mensagens enganosas.
A bíblia nos adverte a colocar a prova os que dizem ser anunciadores de boas novas. Jesus disse que devemos observar os frutos, arvore boa dá fruto bom, se o fruto não for bom, por certo a arvore não é boa.
Pregadores itinerantes precisam ser colocados a prova, muitos saem por aí (muitos deles com vida conjugal irregular, amasiados) espalhando sementes de ervas daninhas, quando vão embora deixam um rastro de destruição, o pastor da igreja fica em grande dificuldade para consertar o estrago.
Não é pecado colocar a prova os que dizem seguidores de Jesus, uma investigação prévia sobre a vida do pregador é muito importante. Eu tive muitos problemas por confiar nas aparências, até mesmo obreiros com cartas de referências falsas, e o pior, era conhecido de pastor de meu ministério, porém era um falso obreiro. Hoje todo cuidado é pouco, não podemos mais acreditar nas palavras de todo obreiro itinerante, por trás de uma carinha angelical, pode estar um lobo devorador.
Gesiel Melo