
OS DEZ MANDAMENTOS DO PASTOR
1. Elaborar um projeto para a igreja debaixo da direção do Espirito Santo, onde os obreiros possam prestar seus serviços aproveitando suas disponibilidades.
2. Nunca os repreender por hipótese alguma diante da igreja, pelo contrário, reúna com eles juntos ou individualmente, para saber das dificuldades porque não estão executando suas tarefas a contento. Se for o caso substitua-os.
3. Nunca diga que já está velho e cansado, senão faria o trabalho deles. É praxe que quando está velho e cansado deve entregar para quem tiver mais condições.
4. Não espiritualize a situação dizendo que não saiu porque Deus ainda não preparou substituto. Deus está no controle de tudo, não se deve ensina-lo o que ele deve fazer.
5. Nunca faça chantagem, ameaçando os liderados que se não fizer tudo que está mandando serão punidos por Deus, isto demonstra fraqueza de caráter.
6. Não exalte a si mesmo dizendo que é capaz, que quando não está na igreja os membros não vão, alegando que seus obreiros não tem capacidade para substitui-lo. Isto só denigre a imagem do pastor, pois demonstra sua incapacidade de preparar um sucessor.
7. O pastor deve ser completamente dependente do Espirito Santo, afinal Ele que determina a direção que o pastor deve seguir.
8. Nunca intimide seus liderados com a frase ? manda quem pode, obedeça quem tem juízo?, isto não funciona em nenhuma esfera da vida.
9. Nunca faça acepção de pessoas trate todos de igual maneira, tanto o pobre quanto o rico, o franco e o forte. O que dá um bom dizimo, quanto ao que nem dizimista é.
10. Não se envolva em politica partidária, cada membro da igreja tem opinião diferente quanto a ideologias politicas, o papel do pastor é zelar pelas almas, e não apoiar publicamente este ou aquele candidato politico.