
E disseram a Jeremias , o profeta: Caia agora nossa súplica diante de ti, e roga por nós ao Senhor, teu Deus por todo este resto; porque de muitos restamos uns poucos, como veêm os teus olhos; para que o Senhor, teu Deus, nos ensine o caminho por onde havemos de andar e aquilo que havemos de fazer. Jr 42:2,3.
Um dos episódios que bem retrata a insensatez daqueles que finge dar crédito a Palavra de Deus, mas toma atitudes completamente contrárias, está registrada em Jeremias 42 e 43. Quando o povo de Israel liderado por Joanã, pediu Jeremias que orasse a Deus por eles, pedindo orientação sobre que caminho a seguir: Se ficaria em sua terra ou partiria para o Egito. Nesse tempo Nabucodonosor tinha o domínio sobre a terra de Judá, já havia levado uma leva para o cativeiro, porém tinha deixado alguns para cuidar daquela terra. Eles disseram a Jeremias que fariam tudo que o Senhor determinasse. Jeremias prometeu orar por esta causa. Depois de dez dias, Deus deu a Jeremias a resposta sobre esta consulta: O povo deveria permanecer em sua terra, não deveria temer Nabucodonosor, pois o Senhor cuidaria deles, nada de ruim lhes aconteceria, apesar de ter infligido as ordens do rei Nabucodonosor. Porém o povo esperava outra resposta, na verdade eles já estavam com uma decisão tomada: Queriam mesmo era ir para o Egito, isto representa aqueles que estão na igreja, e acham que no mundo é melhor. Esta atitude ainda hoje é praticada por muitos crentes, que aparentam ser obedientes aos conselhos de Deus, mas no fundo já decidiram o que querem. Até oram a Deus, pede instruções a ele, mas não estão dispostos a fazer o que ele manda. Muitos vão para as reuniões de oração da igreja, pede oração por determinada causa, alguns nem esperam a resposta, e tomam a decisão antes mesmo da resposta de Deus. A maioria pede oração, mas no fundo não acreditam que Deus os responderá. A verdade é que a grande maioria dos crentes estão pouco se importando com a vontade de Deus, com os planos traçados por ele para suas vidas, criam seus próprios planos, e acham que Deus precisa agir em função de suas vontades. Quando Jeremias deu a resposta, ficaram indignados, e disseram que o profeta estava mentindo, que Deus não lhe falara daquela forma. É sempre assim, quando alguma coisa não acontece conforme suas vontades, aquela coisa não é de Deus. Tudo precisa girar em torno de seus interesses.
Joanã liderou o povo a uma revolta contra o homem de Deus, obrigou o mesmo a ir com eles para o Egito, a revelia da vontade de Deus. A bíblia afirma nos capítulos seguintes, que grande foi o fracasso daquele povo no Egito, pois tempos depois o rei Nabucodonosor invadiu também o Egito. Não vale a pena contrariar a vontade de Deus, temos que dar ouvidos aos seus verdadeiros profetas.
Não obstante o homem de Deus proferir as maldições que os alcançaria no Egito, endureceram os corações e desobedeceram a ordem de Deus.
Ouçamos os profetas de Deus, não sejamos rebeldes aos conselhos do Senhor.
Pastor Gesiel Melo